Menu

77 bairros  ficarão sem água hoje (19) em SorocabaO rodízio no fornecimento atingirá zonas leste, oeste e norte, além da zona industrial

19 NOV 2019
19 de Novembro de 2019
  O rodízio no abastecimento de água segue em sua terceira semana em Sorocaba nesta terça-feira (19), dessa vez com a interrupção durando dez horas. Segundo o cronograma do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), 77 bairros ficarão sem água a partir das 17h.

A normalização, neste novo ciclo, é prevista para as 3h desta terça-feira (19), diferente das duas primeiras semanas, quando o retorno no abastecimento acontecia somente às 6h.

De acordo com o cronograma elaborado pela equipe técnica da autarquia, 23 bairros da zona leste, 12 bairros na zona oeste, 41 na zona norte e 1 da zona industrial ficarão com as torneiras secas no final da tarde desta terça-feira.

A decisão por prosseguir com o rodízio no abastecimento, iniciado em 6 de novembro, foi anunciado pelo Saae no último sábado, após avaliação dos mananciais que abastecem a cidade. De acordo com o diretor-geral da autarquia, Mauri Pongitor, um dos fatores que mais pesaram para a decisão da continuidade do rodízio foram as previsões de chuvas para a cidade.

“Temos muito pouca chuva programada para a semana, praticamente nada, situação que aliada às temperaturas elevadas previstas e o feriado no meio da semana, que historicamente reflete em aumento no consumo, não permitiu a segurança mínima necessária para suspendermos o rodízio neste momento”, disse.

De acordo com os pluviômetros da autarquia, houve os seguintes números nos últimos dias no que diz respeito a chuvas: quinta-feira (14) foram registrados 9 milímetros (mm) na região da Estação de Tratamento de Água do Cerrado e 18mm no sistema das represas do Ferraz/Castelinho, no Éden; na sexta-feira (15) não foi registrada chuva na ETA Cerrado, enquanto na do Éden chegou a 35,6mm.

Represas se recuperam gradativamente

Quanto aos níveis dos mananciais nos quais o Saae capta água bruta para tratamento, o comportamento é de recuperação gradativa. A represa de Ipaneminha, que pertence ao sistema da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cerrado, começou com 2% no início do rodízio, atingiu 23% e atualmente se encontra em 70% da sua capacidade total. O sistema Ferraz/Castelinho, que abastece a ETA do Éden, começou com 8%, chegou a 15% e no sábado estava em 25%. (Larissa Pessoa)



Conteúdo por:
Jornal Cruzeiro do Sul
© Copyright 2012-2020 Sorocaba FM - Rádio Comunicação.
www.radiosorocaba.com
Voltar

Rádio Sorocaba FM

Tenha também o seu site. É grátis!